atriz graduada pelo departamento de artes cênicas do instituto de artes da unicamp. teve como mestres na formação clownesca a brasileira cristiane paoli-quito, o francês andré riot-sarcey, a canadense sue morrison, o argentino chacovachi, e o italiano leris colombaioni. atuou, entre outros, nos seguintes espetáculos: o rei da vela de oswald de andrade, dirigido por hugo possolo; ninguém criação coletiva dirigido por tiche vianna; o rouxinol de h.c. andersen com dramaturgia de cássio pires, dirigido conjuntamente com kleber montanheiro; nem aqui, nem lá de cássio pires, dirigido por nicole aun; senhor dodói adaptação e direção de ângelo brandini. trabalhou como diretora de atores em marias do brasil, dirigido por kleber montanheiro. idealizou e produziu em parceria com o lume teatro o projeto encontro de tradições com leris colombaioni e sue morrison. foi tradutora, assistente e performer de leris colombaioni nas 5ª. e 6ª. edições do festival internacional de palhaços-anjos do picadeiro. participou da temporada de 2007 do circo ercolino da família colombaioni em nettuno, itália. é atriz do projeto doutores da alegria desde 1999.
Nicole AUN
Wagner SCHWARTZ
em 2001 foi selecionado pelo rumos itaú cultural no projeto «cartografia da dança» que propunha um resumo informativo sobre a situação da arte coreográfica nas diferentes regiões do país e, em 2003, foi selecionado novamente pelo mesmo instituto mas, agora, com subsídio para a montagem do espetáculo «wagner ribot pina miranda xavier le schwartz transobjeto». entre uma proposta e outra, retornando aos temas literários, foi convidado para apresentar uma leitura performativa do livro «finita» no colóquio «maria gabriela llansol e a escrita contemporânea» em sabará/ belo horizonte e no convento da arrábida, em setúbal/ portugal, 2003. neste mesmo ano, participa do festival «transforma» em torres vedras/portugal com a rede – arte em colaboração, com a estréia do trabalho “o que você quiser, o que você desejar, estou aqui para te servir” em colaboração com cláudia müller e astrid toledo.
repensando a experiência causada pelo segundo projeto desenvolvido no rumos dança («transobjeto»), e a trajetória do espetáculo no brasil, latinoamérica e europa, o fórum internacional de dança de belo horizonte (fid) convida o performer para realizar a montagem de «placebo» no projeto território minas, 2005. neste mesmo ano inicia, em processo de colaboração, a montagem do espetáculo «cover» com o coreógrafo rachid ouramdane, passando a morar em paris e berlim.
em 2008 trabalha com orientação dramatúrgica na performance de gustavo bittencourt, “bife”, e, com natalie fari, no contexto de conclusão de mestrado em «space strategies» (universidade de arte weissensee berlim), com a performance “attachment”. finaliza o espetáculo solo “placebo 2008” que teve sua estréia na mostra sesc de artes 2008 e faz a colaboração artística do festival “olhares sobre o corpo”. em 2009, continua seu processo de pesquisa com a performance “piranha” e participa, em colaboração, do novo trabalho de rachid ouramdane: “des témoins ordinaires”.
segundo hélio oiticica, inventar é processo in progress que não se resume na edificação de obra mas no lançamento de mundos que se simultaneiam. simultaneidade em vez de mediação. a fim de conjugar esse conceito e estabelecer relações de contigüidade com o outro, integra-se aos coletivos de criação e intercâmbio: «uai q dança | palco de arte» (uberlândia); «transobjeto coletivo»; «red sudamericana de danza» (montevidéu)»; «rede – arte em colaboração» (rio de janeiro); «coletivo pessoas» (berlim).